terça-feira, 25 de março de 2014

Pode o homem viver sem Deus?

Pergunta: "Pode o homem viver sem Deus?"

Ao contrário do que as reivindicações dos ateus e agnósticos, através dos séculos, o homem não pode viver sem Deus. O homem pode ter uma existência mortal sem reconhecer a Deus, mas não sem o fato de Deus. Como o Criador, Deus se originou a vida humana.
Dizer que o homem pode existir sem Deus é dizer que um relógio pode existir sem um relojoeiro ou uma história pode existir sem um contador de histórias. Devemos o nosso ser a Deus, em cuja imagem somos feitos ( Gênesis 1:27 ). Nossa existência depende de Deus, se nós reconhecemos sua existência ou não. Como o Sustentador, Deus continuamente confere vida (Salmo 104:10-32). Ele é a vida ( João 14:6 ), e toda a criação é realizada em conjunto pelo poder de Cristo ( Colossenses 1:17 ). Mesmo aqueles que rejeitam a Deus recebem seu sustento dele: "Ele faz com que o seu sol se levante sobre maus e bons, e faz chover sobre os justos e injustos" ( Mateus 5:45 ). E pensar que o homem pode viver sem Deus é supor um girassol pode continuar a viver sem luz ou uma rosa sem água.

Como o Salvador, Deus dá a vida eterna para aqueles que crêem. Em Cristo é a vida, que é a luz dos homens ( João 1:4 ). Jesus veio para que tenhamos vida "e a tenham em abundância" ( João 10:10 ). Todos os que depositam sua confiança nele são prometidos eternidade com Ele ( João 3:15-16 ). Para o homem a viver-verdadeiramente vivo, ele deve conhecer a Cristo ( João 17:3 ). Sem Deus, o homem tem vida física apenas. Deus advertiu Adão e Eva que no dia em que O rejeitaram eles "certamente morrerás" ( Gênesis 2: 17 ). Como sabemos, eles fizeram desobedecer, mas eles não morreram fisicamente naquele dia, mas sim, eles morreram espiritualmente. Algo dentro deles morreu, a vida espiritual que tinham conhecido, a comunhão com Deus, a liberdade para desfrutar dele, a inocência a pureza de sua alma, tudo se acabou.

Adam, que tinha sido criado para viver e comunhão com Deus, foi amaldiçoado com uma existência completamente carnal. O que Deus tinha a intenção de usa-lo  para a glória agora era ir do pó ao pó. Assim como Adão, o homem sem Deus ainda hoje funciona em uma existência terrena. Tal pessoa pode parecer ser feliz, afinal, não há gozo e prazer de ser tido nesta vida. Mas mesmo esses prazeres e prazeres não podem ser totalmente recebido sem um relacionamento com Deus. Alguns dos que rejeitam a Deus vivem vidas de diversão e alegria. Suas atividades carnais parecem produzir uma existência despreocupada e gratificado. A Bíblia diz que há um certo grau de prazer de ser tido em pecado ( Hebreus 11:25 ). O problema é que ele é temporário, a vida neste mundo é curta ( Salmos 90:3-12 ). Cedo ou tarde, o hedonista, como o filho pródigo da parábola, que encontra prazer mundano é insustentável ( Lucas 15:13-15 ). Nem todo mundo que rejeita a Deus é um requerente de prazer vazio, no entanto. Há muitas pessoas que não foram salvos que vivem disciplinados, sóbrio vidas vidas, feliz e realizada, mesmo. 

A Bíblia apresenta certos princípios morais que vão beneficiar qualquer pessoa neste mundo, a fidelidade, a honestidade, o auto-controle, etc Mas, mais uma vez, sem Deus, o homem tem apenas esse mundo. Ficando sem problemas por esta vida não é garantia de que estamos prontos para a vida após a morte. Veja a parábola do fazendeiro rico em Lucas 12:16-21 e troca de Jesus com os ricos (mas muito moral) jovem em Mateus 19:16-23 . Sem Deus, o homem é insatisfeito, mesmo na sua vida mortal. Man não está em paz com o seu semelhante, porque ele não está em paz consigo mesmo. O homem é inquieto com ele mesmo, porque ele não tem paz com Deus.

 A busca do prazer pelo prazer é um sinal de tumulto interior. Requerentes de recreio ao longo da história têm encontrado mais e mais que as diversões temporárias da vida dão lugar a um desespero mais profundo. A sensação inquietante de que "algo está errado" é difícil se livrar. O rei Salomão deu-se a uma busca de tudo que este mundo tem para oferecer, e ele registrou suas descobertas no livro de Eclesiastes. Salomão descobriu que conhecimento, por si só, é fútil ( Eclesiastes 1:12-18 ). Ele descobriu que prazer e riquezas são fúteis (2:1-11), o materialismo é uma loucura (2:12-23), e riquezas são passageiras (capítulo 6). Salomão conclui que a vida é um dom de Deus (3:12-13) e a única maneira sábia de viver é a temer a Deus: "Vamos ouvir a conclusão de toda a questão: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos, porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, e até tudo está encoberto, quer seja bom, quer seja mau "(12:13-14). Em outras palavras, não há mais vida para além da dimensão física. Jesus salienta este ponto quando diz: "O homem não vive só de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" ( Mateus 4:4 ). Não pão (o físico), mas a Palavra de Deus (o espiritual) nos mantém vivos. É inútil para nós para procurar dentro de nós mesmos para a cura de todas as nossas misérias.

Homem só pode encontrar a vida e satisfação quando ele reconhece Deus Sem Deus, o destino do homem é o inferno. O homem sem Deus está morto espiritualmente, quando sua vida física acabar, ele enfrenta a separação eterna de Deus. Na narrativa do homem rico e Lázaro (Jesus Lucas 16:19-31 ), o homem rico vive uma vida prazerosa de facilidade, sem um pensamento de Deus, enquanto Lázaro sofre por sua vida mas conhece a Deus. É após suas mortes que os dois homens realmente compreendem a gravidade das escolhas que fizeram na vida. O homem rico percebeu, tarde demais, que há mais na vida do que a busca de riqueza. Enquanto isso, Lázaro é confortado no paraíso. Para homens, a curta duração de sua existência terrena não foi nada em comparação com o estado permanente de suas almas.é uma criação única. Deus colocou um sentimento de eternidade nos nossos corações ( Eclesiastes 3:11 ), e esse sentido de destino eterno só pode encontrar a sua realização no próprio Deus.

Deixe seu comentário

Cuida de Minha Vida Deus!